Como Funciona o Redimensionamento de Sistemas Solares

Sim! Você pode aumentar, diminuir e mover seu sistema para outro local. Isso é o ato de redimensionar o Sistema Solar! 

Entre as muitas vantagens da energia solar fotovoltaica está a praticidade de instalação do sistema. Todo sistema fotovoltaico, de forma simplificada, é composto de 5 componentes: Inversor, painéis solares, estrutura de fixação, caixas de proteção e cabos.

Estes itens são como peças de Lego, onde combinações de peças diferentes podem originar uma mesma estrutura final. Nos jogos de Lego você pode adicionar, remover e transferir peças, caso seja mais interessante para você. Com seu sistema fotovoltaico é parecido!

Como meu sistema é dimensionado?

Quando um sistema é dimensionado, são escolhidas peças que vão se encaixar para produzir a quantidade de energia que você deseja. Pode ser que no futuro o seu consumo aumente ou diminua, ou que você mude de endereço. O que acontece nesses casos?

Meu consumo aumentou, e agora?

Caso seu sistema precise ser aumentado, várias são as possibilidades de redimensionar o Sistema Solar – que vão depender das características dos equipamentos já instalados. É possível adicionar novos painéis solares com potência similar  aos painéis já instalados (caso o Inversor permita), adicionar novos painéis conectados a Microinversores, trocar o Inversor por um de maior potência, trocar os painéis solares por outros de maior potência, ou mesmo instalar um novo sistema. São várias possibilidades!

É possível reduzir o meu sistema?

Caso seu consumo diminua e seja do seu interesse fazer o mesmo com sua produção de energia, calcula-se a quantidade ideal de painéis solares para satisfação do novo consumo e os excedentes podem ser desconectados e retirados do seu sistema.

Quero mudar de endereço

E caso você queira mover seu sistema para outro endereço, isso também é possível. O sistema pode ser retirado e reinstalado com os devidos cuidados sem comprometer sua eficiência. 

Cuidados anteriores à instalação

Um cuidado estratégico que pode ser realizado na fase de projeto do Sistema Solar Fotovoltaico é pensar sobre a possibilidade de aumento de consumo de energia. No caso de uma residência, itens como ar condicionado, boiler elétrico, lavadora e secadora de roupas, chuveiro elétrico, fogão elétrico, forno elétrico, secador de cabelo, dentre outros, podem aumentar significativamente o seu consumo elétrico mensal. Já nas empresas, a implantação de novos setores, aquisição de novos equipamentos extensão do horário de funcionamento, dentre outros, também podem gerar aumento de consumo.

Tendo isso em vista, sendo o Inversor o equipamento que determina a capacidade máxima de geração de um sistema, é possível planejar a implantação de um Inversor de maior potência que venha a suprir a futura demanda da unidade consumidora através da adição de novos painéis solares ao sistema. Este planejamento pode representar uma grande economia de longo prazo tendo em vista que o Inversor é o equipamento de maior investimento unitário, sendo o “cérebro” do Sistema Solar Fotovoltaico. Dessa forma o ato de redimensionar seu sistema solar pode vir a não ser necessário.

Precaução: Trata-se de um produto que envolve engenharia, e caso mau dimensionado ou mau instalado, pode causar danos ao seu patrimônio.

Gostou do conteúdo que trouxemos até você? Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco pelas redes sociais ou pelo nosso botão do WhatsApp! Aqui temos mais alguns artigos que podem ser do seu interesse: “7 Dúvidas Sobre Energia Solar Fotovoltaica“, “Você Sabe Como Funciona Um Sistema Solar?” e “Custo de Disponibilidade e Número de Fases“.

gostou do artigo? CLIQUE E COMPARTILHe

OU deixe seu comentário

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *